Reflexões- Duarte Morgado
XVI Sínodo Extraordinário dos Bispos: ponto de chegada ou de partida? - I
A história da Igreja Católica conta com uma larga criatividade apostólica que lhe tem permitido regenerar-se ao longo do tempo. Desde o princípio que uma das formas de se atualizar passou por realizar reuniões que nem sempre tiveram o mesmo desenho, o mesmo formato. Falo dos concílios/sínodos (concilium, em latim, synodos, em grego), uma expressão comunitária que privilegia a discussão sobre determinados temas.
JMJ Lisboa 2023: Do CCB em Lisboa saiu uma proposta para um mundo renovado (II)
Na senda das palavras que dirigiu na sua passagem pelo Centro Cultural de Belém, Francisco reconheceu como o mar se tornou lugar de investimento, de uma aposta certa para contrariar os medos, porque onde uns viam o final do mundo, outros adivinhavam a esperança de novas terras, de novas realidades.
JMJ Lisboa 2023: Do CCB em Lisboa saiu uma proposta para um mundo renovado (I)
O ano 2023 ficou marcado em Portugal pela realização da 37.ª Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa. Foram por isso dias de grande frenesim, envoltos pela presença de centenas de milhares de jovens vindos de todo o mundo, liderados por um homem com mais de 80 anos de idade, cuja vida não pode ser vista com os óculos isentos de emoção e de admiração.
O tempo de todas as guerras chegou…
O título, de cunho apocalíptico tem surgido no meu pensamento com muita constância, pese embora este seja na verdade um tempo igual a todos os tempos. Não sei se chegou o tempo do juízo final, ou se antes, temos vivido continuamente em tempos de fim, mas num ato contínuo onde a paz é sempre demasiado difícil de obter.
Da justiça social ainda por cumprir… (3)
Hoje muitas entidades candidataram-se aos apoios do Plano de Resolução e Resiliência e viram o seu património ser vendido, a sua tesouraria afundar-se escutando da parte do Estado Português um tremendo silêncio e somente a sibilação de que cabe às direções das instituições tomar a decisão de prosseguir ou não com os projetos, aprovados e já pagos. Nem obra nem dinheiro.
Da justiça social ainda por cumprir… (2)
Este olhar plural consonante de muitos de nós manifesta-se na realidade do sector solidário e social. As entidades de economia social forma obrigadas a reinventar-se passando do modelo assistencial para uma prática profissional, mas capacitada, também porque a realidade sociológica tem vindo a mudar.
Da justiça social ainda por cumprir… (1)
O tema da justiça social é tema de sempre, é actual e sempre difícil. Porque se trata de falar do que é real, das situações complexas da vida dos portugueses, dos cá nascidos e dos que aqui vieram encontrar nova pátria, assim dos que tiveram de se retirar do território nacional na senda de melhores condições de vida.