Notícias

Com proibição das burcas no espaço público, é aos portugueses que estão a “tapar os olhos”
PSD, IL e CDS-PP juntaram-se ao Chega e aprovaram na sexta-feira, 17 de outubro, a proibição de utilização de roupas que tapem o rosto no espaço público – o que inclui a burqa e o niqab – invocando questões de segurança. Mas para o xeque David Munir, imã da Mesquita Central de Lisboa, este projeto de lei é uma “forma velada de atacar os imigrantes”.

Jubileu do Mundo do Trabalho: Patriarca destaca o valor do trabalho como fator de esperança
O Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, destacou o valor intrínseco do trabalho enquanto gerador de esperança, no encerramento do Jubileu do Mundo do Trabalho, que decorreu na manhã deste sábado, dia 11 de outubro, no Fórum Lisboa, e reuniu várias associações profissionais católicas e entidades da Igreja.

Dia Mundial da Erradicação da Pobreza: 9,2% dos trabalhadores são pobres
A 16 de Outubro assinala-se o Dia Mundial da Erradicação da Pobreza, contudo os dados da pobreza em Portugal são bastante preocupantes, tendo a CGTP-IN emitido nota de impressa onde demonstra como a precariedade e os baixos salários limitam à pobreza milhares de trabalhadores.

António Filipe reuniu com o Bispo D. José Ornelas e com o Sheikh David Munir
O Candidato a Presidente da República António Filipe reuniu, a seu pedido, com o Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, Bispo D. José Ornelas e com o Principal Imam da Mesquita Central de Lisboa, Sheikh David Munir.

Movimentos Católicos em Portugal, congratulam-se pelo reconhecimento do Estado da Palestina.
Na sequência do reconhecimento do Estado da Palestina pelo Estado Português, no passado dia 21 de Setembro, os movimentos da Pastoral Operária, Movimento de Apostolado de Adolescentes e Crianças, Juventude Operária Católica e Liga Operária Católica- Movimento dos Trabalhadores Cristãos, emitiram nota conjunta, que o Terra da Fraternidade aqui transcreve.

Família Dominicana pede um “cessar-fogo imediato, incondicional e duradouro” na Palestina
O apelo é de junho deste ano, mas de lá para cá só se tornou mais urgente tendo em conta “a gravíssima situação humanitária em Gaza, onde a população civil é esmagada pela fome e continua a ser exposta à violência e à morte”, como disse o Papa Leão XIV já depois desta tomada de posição.

Santa Sé: solução de dois Estados é o único caminho viável para Israel e Palestina
O arcebispo Gabriele Caccia, representante do Vaticano nas Nações Unidas, durante a conferência da ONU promovida pela França e pela Arábia Saudita, reiterou a preocupação com a grave situação humanitária na Faixa de Gaza, pedindo um cessar-fogo e proteção para os civis palestinos. Ao lembrar a importância de Jerusalém, solicitou um status que “garanta a preservação de sua identidade única”.





