Reflexões- Jorge Sarabando

Constituição: começou há 50 anos!
Sim, é verdade. Foi neste 25 de Abril, há 50 anos, que se realizaram as primeiras eleições livres depois de 48 anos de ditadura. Não se comparavam com as da 1ª República, em que o universo eleitoral era mais restrito, designadamente no que respeita ao voto das mulheres.

Inquietação e esperança
Há o olhar de uma criança que me tomou por estes dias, de que não consigo desprender-me. Já não sei onde colhi a imagem que tanto me impressionou, onde uma menina, entre casas em ruínas, num vestido rasgado e coberto de poeira, cabelos em desalinho num rosto onde despontava um olhar, um certo olhar, não implorativo mas magoado, sem vestígios de pranto, mas onde se lia fadiga e desamparo, um grito sem voz.

Breve memória do Padre Arlindo
Arlindo de Magalhães Ribeiro da Cunha, por todos conhecido como Padre Arlindo, nasceu em 1944, no Bombarral, foi ordenado em 67, e em Novembro de 74 iniciou o ministério de Presbítero da Serra do Pilar, em Vila Nova de Gaia, cidade onde viria a falecer em Janeiro de 2023.

Paz, essa palavra subversiva
O que mais me impressionou no primeiro dia da Jornada Mundial da Juventude não foi o espectáculo do encontro de jovens, de povos, de culturas, de mais de cem países, e a alegria e sã convivência que transpareciam. Línguas, etnias, modos de viver diferentes e de lugares tão distantes, entrelaçam-se, e do seu encontro irradia, entre abraços e sorrisos abertos, o direito a ser feliz e a esperança num mundo melhor.