Reflexões Miguel Friezas

Cristo, Leão XIII e Francisco contra o Pacote Laboral
Quando colocado desta forma o título pode parecer uma ação provocatória. Mas não é. Pelo contrário, pretende-se chamar a atenção para três nomes fundamentais da Doutrina Social da Igreja e da forma como, dentro dos valores que defenderam, olhariam para o pacote laboral agora em discussão na “Concertação Social”.

Parar o genocídio em Gaza, resgatar a humanidade.
Quando em 18 meses a guerra provoca mais de 50 mil mortos e 193 mil feridos, quando 15 bebés morrem à fome em 24 horas, quando existem fuzilamentos em filas para água e comida, quando são bombardeados campos de refugiados e igrejas, quando um povo está a ser exterminado, perante as meias palavras ou a indiferença dos responsáveis políticos, isso significa que o mal está a avançar e que a humanidade está a ser sequestrada.

A pobreza não é devoção
A escasso mês e meio do Natal, quadra de enorme simbolismo para todos os cristãos, antevê-se que este ano a noite de consoada seja mais difícil para muitas famílias.
Basta olhar um pouco à volta e percebemos que nesta recta final de 2023, a pobreza começa a firmar-se novamente em Portugal. Mas esta não é somente a pobreza tradicional, aquela pobreza estrutural dos pobres que lhe vêm negadas as oportunidades.
