top of page

Reflexões - Deolinda Machado

Comemorar 50 anos do 25 de abril é celebrar a solidariedade, é dignificar o trabalho, a liberdade e a democracia

A Liga Operária Católica – Movimento de Trabalhadores Cristãos da Diocese de Lisboa realizou o seu Dia da Solidariedade (que preparou o Dia de S. José e Dia do Trabalhador), no dia 28 de abril de 2024, na Basílica da Estrela, refletindo e debatendo o significado deste dia para o Movimento, que também é de partilha de um dia de salário entre os militantes, fazendo parte integral do seu compromisso.

Páscoa é “passagem” para a libertação

Vivemos uma quaresma do tempo litúrgico que nos pode e deve inspirar para as mudanças a fazer no tempo presente e, como vemos, são muitas, para que uma autêntica transformação da sociedade aconteça.

Placeholder Image

8 de Março- Dia Internacional da Mulher:
A vida das mulheres e a luta no tempo presente contra a pobreza e o empobrecimento

No n. º 1, do Artigo 25.º, da Declaração Universal dos Direitos Humanos, pode ler-se: Todo o ser humano tem direito a um padrão de vida capaz de lhe assegurar, e à sua família, saúde e bem-estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência em circunstâncias fora de seu controle.

Placeholder Image

Não há Paz sem justiça social

Relendo Sophia de Mello Breyner Andresen, na sua “Cantata da Paz”, mais do que atual neste tempo de guerras, “vemos, ouvimos e lemos, não podemos ignorar”. Temos de ir mais longe! Temos de ser capazes de alcançar a PAZ!

Placeholder Image

A construção de uma paz duradoura

A Liberdade, a Democracia e a Paz estão em construção todos os dias. É preciso cuidar do Bem Comum, SEMPRE!

bottom of page