top of page

Os vampiros!

Após a Revolução do 25 de Abril, todos os Partidos diziam querer abraçar o Socialismo. O então PPD afirmava ter como objetivo alcançar o Socialismo; o CDS dizia ser um Partido Social, Democrático e de Centro.

Os vampiros!

Artur Ribeiro é comerciante e foi Vereador da CDU na Câmara Municipal de Matosinhos.

Os fascistas, calados, andavam pelo país sem darem nas vistas e envergando outras camisolas. Agora, saídos das sombras, os vampiros ameaçam, provocam, agridem. Em Lisboa, organizam uma arruaça nazi contra a manifestação comemorativa do Dia da Liberdade, agridem um ator à porta do teatro A Barraca; no Porto, espancam cidadãs voluntárias a distribuir a sopa dos pobres.

E tudo isto decorre diante da apatia, da condescendência e da distração de muitos democratas.

O Presidente da Câmara de Lisboa, militante do PSD e, em consequência, com a obrigação política de defender a democracia, furta-se a essa responsabilidade e pergunta: – "Então, e a violência da extrema-esquerda?" Senhor doutor Carlos Moedas, viu antifascistas andarem por aí a semear violência? Viu nestes tempos as nossas cidades inflamadas pelas FP25 ou pelo MRPP?

Quem espalha a violência, o terror, quem não respeita as regras democráticas é a extrema-direita nazi, são os fascistas. O Presidente da Câmara de Lisboa, o ministro Leitão Amaro, o Primeiro-ministro, ao alinharem nesta falácia, neste encolher de ombros, um dia também eles poderão pagar o preço das suas posições, um dia destes também eles poderão ser engolidos por esta onda agressiva, violenta, nazi-fascista.

Recordem-se as palavras do Papa Leão XIV quando dizia há pouco mais de um mês, que "há muita violência no mundo, há muita violência nas nossas sociedades" e que devemos adotar "a não violência como método e como estilo".

André Ventura tem razão quando diz estarmos diante de uma alarmante insegurança pública, como há muito não se via. Mas essa insegurança é consequência da ação violenta, anti social, da extrema-direita, contra imigrantes, contra pacíficos cidadãos, contra o Portugal Democrático.

E a situação agravou-se com a alteração ao último relatório do RASI (Relatório Anual da Segurança Interna), porque o governo entende que a violência da extrema-direita não é uma ameaça.

Não nos enganemos. Pela frente, de novo, de dente afiado, eles aí estão:- os vampiros!

15/07/2025

A equipa assume a gestão editorial de Terra da Fraternidade, mas os textos de reflexão vinculam apenas quem os assina.

bottom of page