top of page

Os Jovens em Ação/Gesto Missionário

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Lisboa realiza-se entre os dias 1 e 6 agosto 2023, mas a sua preparação vem desde a sua anunciação no Panamá (no ano de 2019).

Os Jovens em Ação/Gesto Missionário

Mariana Martins é estudante na Universidade de Lisboa e voluntária central na JMJ 2023.

Este encontro de Deus com os jovens de todo o mundo só é possível através dos milhares de voluntários que se dedicaram a este propósito. A fé e a alegria de poder acolher o Santo Padre e os peregrinos de todo o mundo na sua cidade permitiu a conexão de uma juventude, que está cada vez mais ligada ao mundo digital.

Se pudesse definir as jornadas em uma palavra seria SMERVE (smile and serve), da autoria da Carla Dias, mas que transmite o que é as jornadas. O ato de servir o próximo, auxiliá-lo, com simpatia e simplicidade, sem nunca esperar algo em troca.

Nestas Jornada desenvolveu-se um projeto inovador, um desafio, o Gesto Missionário, que teve como missão levar a Jornada aos mais vulneráveis e aos que não conseguem participar pelas mais variadas limitações. Este gesto, simples, consiste em que cada voluntário, após a sua visita, traga uma pulseira com o nome daqueles que visitou, uma lembrança simbólica, posteriormente, levada até ao encontro final com o Papa.

As instituições que acolheram a missão de levar a alegria de Deus aos mais vulneráveis, porque Deus “criou todos os seres humanos iguais nos direitos, nos deveres e na dignidade, e os chamou a conviver entre si como irmãos” (1), e fazer com que a JMJ Lisboa 2023 seja um encontro de todos para todos foram as seguintes: lares de idosos, centros de toxicodependência, hospitais, e prisões e centros de pessoas com deficiência.

A instituição que foi atribuída à minha equipa para a realização do gesto missionário foi uma prisão, que inicialmente, levou a alguma retração e receio, na medida em que não sabíamos o que esperar e como iria ser esta interação. Um verdadeiro desafio. Todavia, quando estávamos lá o sentimento foi diferente, o olhar de Deus para com os nossos irmãos, de fé e esperança, de realização por podermos levar a nossa mensagem e o nosso amor àqueles que estão isolados e que procuram Deus e não deixam de acreditar, apesar dos seus pecados.

Uma missão que abriu os nossos corações e deixou-nos um olhar diferente na vida.

2/08/2023

A equipa assume a gestão editorial de Terra da Fraternidade, mas os textos de reflexão vinculam apenas quem os assina.

(1) Papa Francisco, carta enc. Fratelli Tutti, 3 Out. 2020, 5, http://www.vatican.va/content/francesco/pt/encyclicals/documents/papa-francesco_20201003_enciclica-fratelli-tutti.html . A partir de Francisco e Ahmad Al-Tayyeb, Documento sobre a fraternidade humana em prol da paz mundial e da convivência comum (Abu Dhabi, 4 Fev. 2019).

bottom of page