top of page

Partilhar o Pão, alimentar a Esperança

15 de abril de 2024

Papa nomeia cardeal Tolentino Mendonça como enviado especial ao V Congresso Eucarístico Nacional

Partilhar o Pão, alimentar a Esperança

O Papa Francisco nomeou hoje o cardeal português José Tolentino Mendonça como “enviado especial” ao V Congresso Eucarístico Nacional (CEN), que decorre em Braga, de 31 de maio a 2 de junho.

De acordo com um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé, o prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação, do Vaticano, vai ser o delegado pontifício no V CEN que tem por tema “Partilhar o Pão, alimentar a Esperança – Reconheceram-no ao partir o pão”.

Em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a Conferência Episcopal Portuguesa afirma que “recebeu com imensa alegria esta nomeação para tão relevante acontecimento na vida da Igreja em Portugal”, como oportunidade de “consolidar a arte de bem celebrar”.

“Este grande encontro eclesial pretende que nos voltemos para o essencial, para a fonte e o vértice da ação da Igreja, que é a Eucaristia. Juntos, vamos consolidar a arte de bem celebrar, o silêncio, a escuta, o canto, a adoração e o maravilhamento da Eucaristia na sua nobre simplicidade e beleza”, pode ler-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

D. José Tolentino Mendonça nasceu em Machico (Diocese do Funchal) em 1965 e foi ordenado padre em 1990 e bispo a 28 de julho de 2018; é doutorado em Teologia Bíblica, tendo desempenhado, entre outras funções, os cargos de reitor do Colégio Pontifício Português, em Roma, de diretor da Faculdade de Teologia da UCP e diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

Em 2015, o biblista, investigador, poeta e ensaísta foi condecorado com o grau de Comendador da Ordem de Sant’lago da Espada por Aníbal Cavaco Silva, na altura presidente da República.

Mais tarde, foi criado cardeal pelo Papa Francisco, a 5 de outubro de 2019.

Em dezembro de 2019, D. José Tolentino Mendonça tornou-se a sétima personalidade a receber a Medalha de Mérito da Região Autónoma da Madeira, numa cerimónia que decorreu na Assembleia Regional.

Já em junho de 2020, o cardeal D. José Tolentino Mendonça venceu o prémio Europeu Helena Vaz da Silva, que promove a divulgação do património cultural, da responsabilidade do Centro Nacional de Cultural, em parceria com a ‘Europa Nostra’.

Marcelo Rebelo de Sousa, presidente da República, escolheu-o como presidente da Comissão Organizadora das Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas 2020.

O Papa Francisco nomeou o cardeal como prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação, em setembro de 2022, que o fez deixar o cargo de Bibliotecário e Arquivista da Santa Sé, que assumiu em 2018.

Também em 2022, D. José Tolentino Mendonça venceu a primeira edição do Prémio Ilídio Pinho, atribuído pela Fundação Ilídio Pinho.

Em dezembro do ano passado, o cardeal D. José Tolentino Mendonça sagrou-se vencedor do prémio Pessoa 2023, no valor de 60 mil euros, uma iniciativa do semanário Expresso e da Caixa Geral de Depósitos, que tem por objetivo “reconhecer a atividade de pessoas portuguesas com papel significativo na vida cultural e científica do país”.

bottom of page