Papa pede fim dos massacres em Gaza
23 de julho de 2025
“É hora de pôr fim a este massacre”: na manhã de sexta-feira, o Papa Leão XIV telefonou para o Patriarca Latino de Jerusalém, cardeal Pierbattista Pizzaballa, que entrou em Gaza acompanhado pelo Patriarca ortodoxo Teófilo III, para levar centenas de toneladas de ajuda humanitária.

Foto: AFP or licensors.
O cardeal foi a Gaza, um dia após o ataque israelense à única paróquia católica da Faixa de Gaza do qual resultaram três mortos e 11 feridos, incluindo o pároco, Pe. Gabriel Romanelli.
“Enquanto o Patriarca grego-ortodoxo e eu, juntamente com a nossa delegação, viajávamos para Gaza para uma visita de solidariedade à paróquia, às famílias das vítimas e a toda a comunidade - contou aos microfones da Rádio Vaticano o cardeal Pizzaballa - Sua Santidade o Papa Leão XIV telefonou para expressar a sua proximidade, o seu afeto, as suas orações, o seu apoio e também a sua intenção de fazer todo o possível para alcançar não só um cessar-fogo, mas também o fim desta tragédia.”
O Papa Leão - relatou o Patriarca - “reiterou que é hora de pôr fim a este massacre e que o que aconteceu é injustificável e é preciso agir para que não haja mais vítimas. Em nome do Patriarcado Latino, mas também de todas as Igrejas da Terra Santa, queremos agradecer a Sua Santidade por esta proximidade, pelas orações que já nos foram asseguradas. Precedentemente, também lhe asseguramos, em nome de toda a comunidade de Gaza, irmãos e irmãs, sacerdotes, religiosos e religiosas, as nossas orações e agradecimentos”.
Originalmente publicado em Vatican News: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2025-07/papa-leao-xiv-telefonema-pizzaballa-basta-tragedias-gaza.html