Papa nomeia cardeal Tolentino Mendonça como membro do Dicastério para a Doutrina da Fé
7 de junho de 2024
Cardeal Marcello Semeraro e D. Bruno Forte também passam a integrar organismo liderado pelo cardeal Víctor Manuel Fernández.
Foto: Tiago Petinga/Lusa
O Papa nomeou este sábado D. José Tolentino Mendonça como membro do Dicastério para a Doutrina da Fé, organismo da Cúria Romana liderado pelo cardeal Víctor Manuel Fernández.
Além do cardeal português, prefeito do Dicastério para a Cultura e Educação, Francisco nomeou ainda como membros do Dicastério para a Doutrina da Fé o cardeal Marcello Semeraro, prefeito do Dicastério para as Causas dos Santos, e D. Bruno Forte, arcebispo de Chieti-Vasto (Itália).
A 1 de julho de 2023, D. Víctor Manuel Fernández, então arcebispo de La Plata (Argentina) foi escolhido como sucessor do cardeal Luis Francisco Ladaria Ferrer, no cargo de prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé.
Numa carta escrita a acompanhar nessa nomeação, o Papa destacava que a “finalidade principal” do Dicastério é “guardar a fé”.
“Precisamos de um pensamento que saiba apresentar, de forma convincente, um Deus que ama, que perdoa, que salva, que liberta, que promove as pessoas e as convoca ao serviço fraterno”, indicou Francisco.
D. José Tolentino Mendonça é ainda membro do Dicastério para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos.
Publicado originalmente em rádio Renascença: https://rr.sapo.pt/noticia/religiao/2024/06/01/papa-nomeia-cardeal-tolentino-mendonca-como-membro-do-dicasterio-para-a-doutrina-da-fe/380725/