Movimento Erradicar a Pobreza apela à participação na manifestação a 1 de Maio
30 de abril de 2025
O Movimento Erradicar a Pobreza marcará presença nas concentrações e manifestações organizadas pela Uniões de Sindicatos, afectas à CGTP-IN, no Dia do Trabalhador, no dia 1 de Maio.

Em sintonia com as preocupações dos trabalhadores, o movimento volta a alertar para "as persistentes dificuldades socioeconómicas que os afectam, bem como às suas famílias".
"Infelizmente, o Movimento Erradicar a Pobreza constata que a realidade social continua a ser marcada por desafios significativos, apesar do discurso oficial. Os salários e as pensões permanecem insuficientes para fazer face ao elevado custo de vida, e a disparidade entre os mais ricos e os mais pobres teima em aumentar".
Diz ainda que "a questão da habitação persiste como um problema central, com o acesso dificultado pela especulação imobiliária, muitas vezes com a passividade dos órgãos governamentais". Esta situação, conforme refere, "agrava as desigualdades e perpetua um ciclo de instabilidade social e económica que urge ser combatido".
Para o Movimento Erradicar a Pobreza, "as soluções passam inevitavelmente pela mobilização e pela exigência pública de políticas que promovam o desenvolvimento económico com justiça social, salários que garantam uma vida digna e uma distribuição mais equitativa da riqueza produzida".
O Movimento Erradicar a Pobreza renova o seu apelo "a todos os cidadãos que partilham destes princípios para que não desanimem e se juntem à luta por uma sociedade mais justa e solidária".
O Movimento concluí, saudando calorosamente todos os trabalhadores e suas famílias, em especial aqueles que enfrentam maiores dificuldades, e convidando à participação nas manifestações do 1.º de Maio, organizada pela CGTP-IN.
Publicado originalmente em Diário de Notícias: https://www.dnoticias.pt/2025/4/28/446762-movimento-erradicar-a-pobreza-apela-a-participacao-na-manifestacao-a-1-de-maio/