Família Dominicana pede um “cessar-fogo imediato, incondicional e duradouro” na Palestina
3 de setembro de 2025
O apelo é de junho deste ano, mas de lá para cá só se tornou mais urgente tendo em conta “a gravíssima situação humanitária em Gaza, onde a população civil é esmagada pela fome e continua a ser exposta à violência e à morte”, como disse o Papa Leão XIV já depois desta tomada de posição.

Foto: France 24
Os representantes das organizações da Família Dominicana em Portugal enviaram ao embaixador de Israel em Portugal uma mensagem apelando a um “cessar-fogo imediato, incondicional e duradouro” na Palestina que reproduzimos na íntegra em baixo.
Ao Embaixador de Israel em Lisboa:
Nós, cristãos, representantes das organizações da Família Dominicana em Portugal, apelamos urgentemente a um cessar-fogo imediato e duradouro na Palestina.
A escalada da violência resultou em perdas de vidas humanas, deslocamentos e sofrimento incalculáveis e inaceitáveis. Acreditamos que todas as vidas são valiosas e que a violência nunca é a solução.
Pedimos:
Um cessar-fogo imediato, incondicional e duradouro.
Que seja garantida a proteção e segurança de todos os civis.
Que o auxílio humanitário, nomeadamente alimentos, água e tratamentos médicos sejam prestados imediatamente e sem condições ou obstáculos.
A libertação de todos os reféns israelitas e estrangeiros detidos pelo Hamas e a libertação de todos os prisioneiros palestinianos detidos arbitrariamente por Israel.
A implementação urgente de um Plano Global de Paz, com a participação do Estado de Israel, da Autoridade Palestiniana, bem como da ONU e Governos empenhados na Paz na Palestina, assim como personagens e técnicos da Sociedade Civil internacional, que possam facilitar o processo para uma Paz permanente e duradoura.
Na esperança de que este nosso apelo seja urgentemente acolhido por Israel, apresentamos os nossos melhores cumprimentos,
Os subscritores:
Comissão Justiça e Paz da Família Dominicana em Portugal
Ordem dos Frades Dominicanos em Portugal
Fraternidades Leigas de São Domingos
Missionarias Dominicanas do Rosário
Congregação das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena
VTS Voluntários de Teresa de Saldanha
Fundação Obra Social das Religiosas Dominicanas Irlandesas
Província Portuguesa das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena
Movimento Juvenil Dominicano
Promotor Nacional do Rosário
Originalmente publicado em Agência Ecclesia: https://agencia.ecclesia.pt/portal/faixa-de-gaza-familia-dominicana-pede-um-cessar-fogo-imediato-incondicional-e-duradouro-na-palestina/