Estudantes cristãos pedem justiça e fim da repressão no Peru
25 de janeiro de 2023
Declaração da Federação Mundial de Estudantes Cristãos (WSCF - World Student Christian Federation) em solidariedade com o povo peruano, assinado por Marcelo Leites, Secretário-Geral da WSCF, e Dianet de la C. Martínez Valdés, Secretário-Geral da WSCF para a América Latina e o Caribe.
“O Peru está a passar por uma escalada de violência leva a cabo pelo golpe de Estado de Dina Boluarte. Desde a demissão de Pedro Castillo como Presidente do Peru em 7 de Dezembro, o povo tomou as ruas exigindo novas eleições, a renúncia do actual governo, a Assembleia Constituinte e a libertação de Castillo.
Como Federação Mundial de Estudantes Cristãos para a América Latina e o Caribe, denunciamos os abusos e violações do Direito Internacional e dos Direitos Humanos no Peru, onde a polícia reprime e atira a matar quem saiu para protestar em diferentes cidades em todo o país. Como resultado, há mais de 50 mortes e centenas de detidos sem qualquer justificação, alguns dos quais são acusados de serem terroristas.
No sábado, 21 de Janeiro, policias entraram na Universidade de San Marcos, a fim de prender manifestantes de diferentes regiões do país, que estavam alojados dentro do campus enquanto participavam nas mobilizações em Lima. Lá, atiraram bombas de gás lacrimogéneo e dispararam tiros. Eles não foram apenas detidos, mas foram atirados ao chão e humilhados. Alguns estão desaparecidos.
Oferecemos o nosso apoio e orações aos jovens, estudantes e amigos séniores do Movimento Estudantil Cristão no Peru; às organizações ecuménicas, movimentos sociais e igrejas com as quais compartilhamos o caminho ao longo desta jornada; a cada pessoa daquele país vizinho que sofre, resiste e luta pelos seus direitos.
Fazemos um apelo à solidariedade da comunidade internacional para unir as nossas vozes e acções proféticas em favor da justiça para os peruanos, a fim de impedir a repressão, os assassinatos e as detenções sem qualquer garantia legal. Pedimos à Organização das Nações Unidas e ao Alto Comissário para os Direitos Humanos, Volker Türk, que ajam devidamente tomando as acções políticas correspondentes para que a vida seja respeitada e protegida como o bem supremo dos cidadãos no Peru.
Que o Deus dos pobres, oprimidos, violados, assassinados, detidos e de cada pessoa que sofre de injustiça nos dê a força e a coragem de lutar incansavelmente até que haja paz verdadeira e total para todos.”
Originalmente publicado em WSCF: https://wscf.ch/wscf-in-action/programmes/statements/wscf-statement-in-solidarity-with-peru?fbclid=IwAR1GSDr77fTOFCS2aXGGnvSc9SKyn4nrKAZDYfaoKwhqhWNH9HS4EPxBWmo
Tradução: TF