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A consciência de uma missão

Com a boa-fé, e uma ingenuidade que me é própria, e na análise social de que era capaz na minha adolescência, assumia como certo que a sociedade e o mundo percorriam um caminho linear de desenvolvimento caracterizado pela evolução técnica e científica indissociável do progresso humano. E que resultaria, inevitavelmente, em prosperidade social e avanço civilizacional. E o 25 de Abril parecia ser a prova evidente e a garantia desta análise e destas conclusões.

A consciência de uma missão

Joaquim Mesquita é operário fabril do sector alimentação, dirigente da CGTP-IN, e militante da Base-FUT e da LOC-MTC.

Terminou a guerra colonial e o progresso social tornou-se evidente, com a democratização do ensino, gratuito e universal; com a criação do Serviço Nacional de Saúde; com a conquista dos direitos dos trabalhadores (salário mínimo nacional, férias pagas…) que incluíam a garantia, pela Segurança Social, de uma vida digna na idade de reforma; com a garantia constitucional da liberdade sindical, e do que a actividade dos sindicatos representava em progresso laboral e social; e com o desenvolvimento de um conjunto de Serviços Públicos, como é o caso dos transportes, entretanto sob administração do Estado, potenciando o enriquecimento democrático da sociedade portuguesa e o progresso civilizacional.

A governação à direita, restaurada após 25 de Novembro de 1975, cada vez mais identificada com o liberalismo (onde se inclui esta última fase de liberalismo mafioso) exercida por partidos políticos que se apresentavam, e continuam a apresentar, como “sociais-democratas” e “socialistas”, tornou-me evidente que nada está assegurado pelo simples facto de determinado “regime” se designar “democrático”. O direito de eleger os nossos representantes aos órgãos de soberania, no exercício da democracia política, não significa por si só a existência de uma sociedade democrática. Porque o sufrágio eleitoral democrático tem de resultar num quadro legislativo e numa governação que promova a democracia em todas as vertentes: política, social, económica, cultural.

A análise da realidade demonstra que, afinal, vivemos, não em democracia, mas sim sob um “regime” de plutocracia, onde quem está em posição de influenciar fortemente o poder político são os grandes grupos económicos, em especial os financeiros: são quem efectivamente governa nas sociedades capitalistas e nas “democracias liberais”, utilizando o que têm de melhor, o dinheiro. Como esclareceu Mark Hanna, para se ter sucesso numa campanha eleitoral, “Há duas coisas necessárias. A primeira é dinheiro, e esqueci-me de qual é a segunda.”

A consciência das injustiças praticadas em muitos campos da sociedade, em especial no mundo do trabalho, constitui a principal motivação para a missão que é o exercício da actividade sindical e que sustenta a determinação para a luta constante, necessária no confronto com a frequentemente injusta organização do trabalho, que tem como consequência a desestruturação do indivíduo, da família e da própria sociedade que, queira-se ou não, se mantém organizada em classes e em castas, e contribui para agravar as estatísticas de inadaptados e marginalizados.

Não podemos aceitar — em especial um cristão que sabe que o cristianismo é um modo de vida baseada na fraternidade praticada em comunidade — que se abençoem, debaixo do mesmo tecto, famintos e sobrealimentados, explorados e exploradores. A missão profética assim o exige, e encontra no sindicalismo o campo perfeito para a luta para a justiça, a solidariedade e a fraternidade. A fraternidade pode parecer uma utopia — mas é possível!

26/10/2022

A equipa assume a gestão editorial de Terra da Fraternidade, mas os textos de reflexão vinculam apenas quem os assina.

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